A busca e Salvamento é uma das missões da responsabilidade da Esquadra 601.

A área de busca e salvamento da responsabilidade de Portugal é aproximadamente 5.800.000 km2 o que corresponde cerca de 63 vezes a superfície do território nacional.
A Esquadra 601 mantém
em permanência uma aeronave em alerta 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Devido às suas características singulares, a Aeronave P-3 pode realizar missões de busca e salvamento com duração superior a 12 horas de vôo, o que permite deslocar-se para as zonas mais longínquas da área de responsabilidade nacional e manter-se várias horas na zona de busca.

A bordo da aeronave são transportados vários equipamentos de emergência que são lançados para os possíveis náufragos. Mais precisamente balsas salva-vidas com kits de sobrevivência que incluem alimentos, água, primeiros socorros, meios de comunicação, etc.

O P-3 Orion é um meio importante na busca e salvamento. Considerado uma aeronave de Extra Long Range, permite chegar em poucas horas aos locais mais longínquos da área de responsabilidade nacional e disponibilizar meios primários de salvamento até que os possíveis náufragos sejam recolhidos por uma embarcação ou helicóptero.

Ao longo e mais de 20 anos, a Esquadra 601 efetuou centenas de missões SAR e contribuiu para o salvamento de mais de 100 vidas humanas.